“Estar presidindo esta sessão em homenagem ao jurista José Carlos Barbosa Moreira, um dos maiores processualistas do mundo, que foi meu professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Uerj e paraninfo da minha turma, que se formou em 1980, é para mim um momento de grande emoção”, afirmou a advogada da AJS e presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, ao abrir o seminário As inovações e atualidades do novo CPC, nesta quinta-feira (30/8), no plenário do IAB. Rita Cortez entregou uma placa aos filhos do jurista, que foi procurador do Estado do Rio de Janeiro, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e morreu no ano passado, aos 85 anos. O advogado Carlos Roberto Barbosa Moreira e o professor Luiz Eduardo Barbosa Moreira, que também foram alunos do pai, agradeceram a homenagem em nome da família. “Somos filhos e fomos alunos de um homem que foi um grande pai e professor”, disse Luiz Eduardo Barbosa Moreira.
Na abertura do evento, que se estenderá nesta sexta-feira (31/8), os advogados Sergio Bermudes, por meio de um vídeo projetado nos telões do plenário, e Paulo César Pinheiro Carneiro, que integrou a mesa de honra, falaram sobre O jurista José Carlos Barbosa Moreira: uma personalidade singular. A mediação foi feita pelo presidente da Comissão de Direito Processual Civil do IAB, Ivan Nunes Ferreira, organizador do evento. Segundo Sergio Bermudes, o homenageado se tornou “uma figura universal no Direito Processual Civil, por ter sido respeitado pelos maiores processualistas do mundo, dentre os quais o jurista italiano Mauro Cappelletti, considerado o maior de todos em seu tempo”. Bermudes destacou como “as grandes obras” do processualista brasileiro os livros Litisconsórcio unitário e A conexão de causas como pressuposto da reconvenção.
Paulo César Pinheiro Carneiro, que ingressou no IAB em 1978 “pelas mãos do professor José Carlos Barbosa Moreira”, que o indicou ao Instituto e foi seu professor na Uerj, disse que “os seus livros são eternos e modernos”. Ainda de acordo com o advogado, “os trabalhos escritos por ele há 30 anos inspiraram significativamente a elaboração do novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em 2015”.
Estavam presentes no plenário o 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes; a 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães; os diretores de Eventos, Leila Pose Sanches, e de Apoio às Comissões, Adilson Rodrigues Pires; o diretor-secretário Antônio Laért Vieira Júnior e o 2º vice-presidente da Comissão de Direito Processual Civil, Duval Vianna.
Fonte: IAB